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Benefícios do pilates para o corpo

Benefícios do pilates para o corpo

A cada ano presenciamos o surgimento de diversas modalidades de malhação, que prometem milagres ao corpo. Muitos desses métodos da moda acabam perdendo força, por não se mostrarem totalmente eficazes. Não é o caso do pilates, que ganhou força no mundo todo, pois provou ser um verdadeiro aliado da saúde e bem estar.

História do pilates

O método pilates foi inventado pelo alemão Joseph Pilates, que buscou inspirações nas artes marciais, técnicas de meditação e alongamento para criar exercícios que fortalecessem e trabalhassem o corpo como um todo. Pilates, que teve complicações motoras durante a infância e pensou que viveria para sempre em uma cadeira de rodas, teve uma vida longa e saudável, graças à prática constante dos exercícios.

Tipos de pilates

Pilates solo

Os exercícios de pilates podem ser feitos no solo ou em aparelhos. O pilates de solo, também conhecido como Mat Pilates, utiliza a força do próprio corpo e alguns objetos, como bolas e elásticos, para a realização dos movimentos. Os iniciantes podem sentir mais dificuldade na modalidade solo, pois ela exige maior força muscular e consciência corporal. As grandes vantagens dessa vertente são o preço mais em conta e a maior oferta de aulas nas academias.

Pilates com aparelhos

O pilates com aparelhos é a versão mais tradicional da técnica, que é amplamente utilizada para recuperar lesões musculares, fortalecer o corpo e até mesmo emagrecer. Os aparelhos são compostos por molas e elásticos de diferentes durezas, que determinam a intensidade do exercício, tornando o movimento mais fácil, ou mais difícil. Apesar de ser mais cara, a modalidade com aparelhos pode ser praticada por todos os tipos de pessoas e oferece resultados com maior rapidez.

 

Benefícios do pilates

Fortalecer os músculos

Ao contrário da musculação, que trabalha um grupo de músculos por vez, os exercícios de pilates conseguem fortalecer pernas, braços, costas e ombros com um único tipo de movimento. Os idosos e pacientes em reabilitação também podem apostar no método para recuperar a força e precisão dos músculos, eliminar dores e corrigir a postura.

Pilates para emagrecer

Outro benefício do pilates é a queima rápida de calorias, eliminando as indesejáveis gordurinhas. Segundo Eliane Coutinho, membro da Pilates Method Alliance (PMA) nos Estados Unidos, um treino básico de baixa, ou moderada intensidade pode ter um gasto calórico de até 450 calorias.

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