Studio Marcondes Blog

Blog



Os perigos da atividade física em excesso

O exagero da atividade física é feito, muitas vezes, pela pessoa que deseja alcançar o resultado do corpo definido mais rápido, sendo que isso é um mito, e ainda pode motivar as lesões, dores e também não ajuda a alcançar o objetivo pretendido, fazendo com que o indivíduo tenha um baixo desempenho.

Além disso, o excesso da atividade física faz mal à saúde, pois quando o corpo ultrapassa os seus limites, a lesão, exaustão e fadiga muscular se instalam, e consequentemente causa a interrupção da prática.

 Os sintomas mais comuns da atividade física em excesso são:

- Movimentos involuntários;

- Tremores;

- Dores musculares;

- Cansaço extremo.

Caso esses sintomas se manifestem o indicado é diminuir a intensidade dos treinos e procurar um médico para que possa ser verificado se há alguma lesão.

Os limites do corpo devem ser respeitados e a atividade física em excesso exige mais força do que a pessoa é capaz de conceder, desse modo, os exercícios devem ser realizados com precaução e de acordo com a capacidade de cada um. Procurar um profissional especializado em educação física é a forma mais eficaz de manter a saúde, alcançar os objetivos e melhorar a qualidade de vida.

A prescrição do treino depende de vários fatores como o peso, gênero, idade e até da alimentação. Quanto mais idade a pessoa tiver, menor deve ser o limite do exercício, já que indivíduos com mais idade tendem a possuir maior possibilidade de patologias ósseas.

O tratamento de alguma lesão ocasionada pelo excesso de atividade física pode ser feito através da fisioterapia esportiva, que é um ramo da fisioterapia direcionada às necessidades específicas de atletas profissionais e amadores. O método utilizado pelo fisioterapeuta é competente e melhora a condição física para que o indivíduo possa retornar as suas atividades.

Endereço
  • Rua Inspetor Jaime Caldeiras, 1073, Betim - MG - CEP: 32600-286

  • (31) 3531-2948

  • | (31) 98417-2204 - Whatsapp

LOCALIZAÇÃO