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Benefícios do Pilates para Atletas

Assim como os benefícios do Pilates para corredores são muitos, eles automaticamente se tornam benefícios para atletas profissionais, tendo em vista que muitos dos movimentos utilizam a mesma musculatura.

Mas além disso, há inúmeros benefícios extras que podemos listar para os atletas profissionais, e também os atletas iniciantes.

Como atleta, a chance de lesão pelo menos uma vez na vida é muito grande. Seja um preparo físico não tão completo, seja por eventuais falhas do corpo ou por qualquer outro motivo: quase todo atleta profissional já se lesionou.

E os benefícios do Pilates se encaixam principalmente nesse aspecto, exatamente por priorizar um fortalecimento e uma flexibilidade muscular juntamente com o movimento correto e consciente.

Assim, é aconselhado principalmente para os atletas já lesionados, pois o método torna a recuperação muito mais rápida, promovendo um melhor desempenho, e diminuindo os riscos de novas lesões.

Um dos maiores problemas dos atletas é o fortalecimento focado em apenas alguns músculos do corpo. Se ele for um jogador de basquete, o foco do treinamento vai ser provavelmente muito maior nos braços do que nas pernas.

Se for um jogador de futebol, as pernas serão muito mais trabalhadas em um treino, do que os membros superiores. E é ai que o Pilates entra para melhorar a condição física do atleta.

Um corpo mais alinhado, forte, flexível e equilibrado tem um gasto energético menor e os resultados são melhores, tanto para atletas de alto nível como amadores.

Todos os exercícios de Pilates englobam a maioria dos músculos do corpo, trabalhando em apenas um exercício, musculaturas diferentes. Assim, o corpo se fortalece e flexiona da mesma forma em todos os membros, não ocasionando lesão por falta de fortalecimento.

A flexibilidade que é melhorada com o Pilates é um dos maiores fatores de benefícios para atletas. Ela permite que haja uma melhor movimentação em quadra ou em campo, possibilitando movimentos que antes não eram tão fáceis de serem realizados.

Além de ser responsável por um maior equilíbrio e percepção espacial dos objetos o que mais uma vez tem vantagens positivas ao realizar uma partida.

Como dito anteriormente, o Pilates também melhora a capacidade respiratória, permitindo que o diafragma e o pulmão sejam usados de uma melhor maneira, onde possa aproveitar todas as suas possibilidades.

Dessa forma, o atleta terá mais fôlego e menos fadiga, e seu rendimento durante o jogo será muitas vezes maior. Outra vantagem é que o método fortalece a musculatura sem gerar aquela hipertrofia designada da musculação.

Outra dica interessante dos benefícios do Pilates para atletas é que o uso de acessórios como a bola, overball, faixas elásticas e o bosu ajudam no condicionamento, já que podem simular gestos esportivos realizados durante os jogos.

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