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Benefícios do Pilates no esporte

Não é de hoje que sabemos que o Pilates envolve muito mais do que a prática de exercícios. O método trabalha a respiração, a concentração, o controle, o equilíbrio, a mente, a musculatura no geral, entre outras coisas.

Embora o pilates para atleta não seja a solução para tudo, o método é um ótimo aliado, que se realizado em conjunto com demais atividades pode proporcionar melhorias no desempenho em geral.

Além de ajudar a aprimorar o condicionamento físico do atleta, auxiliando em diversas funções, o pilates também atua prevenindo lesões e auxiliando na reabilitação de atletas lesionados.

Confira abaixo alguns dos principais benefícios do pilates para atletas e veja como o método pode auxiliar esportistas.

O pilates irá estimular o corpo a conquistar uma melhor forma física, potencializando suas capacidades e habilidades. E os benefícios do pilates para atletas podem ser muitos. Confira alguns:

Prevenção e recuperação de lesões

Os atletas de alto rendimento, como corredores e jogadores de futebol, têm uma alta propensão de sofrer com lesões. Em razão disso, é importante procurar meios de evitá-las, minimizando o risco e a ocorrência.

E, neste processo, o Pilates tem um importante papel, atuando na prevenção e no tratamento de lesões. É por isso que o pilates para atletas é uma ótima opção, contribuindo para o fortalecimento da musculatura.

Melhora no desempenho

Trabalhando em conjunto a respiração, a musculatura, o equilíbrio e outros pontos importantes que já falamos anteriormente, o pilates funciona melhorando o desempenho dos atletas.

No entanto, para que isso aconteça de maneira eficiente, é importante que o treinamento seja ministrado por instrutores.

Mais disposição

A consciência corporal e a respiração atuam favorecendo o condicionamento físico do atleta, garantindo a ele mais disposição e resistência. No entanto, para que os benefícios sejam realmente notados e eficientes, é importante que o atleta pratique pilates frequentemente.

O atleta de alto rendimento deve realizar um treinamento de pilates duas ou três vezes na semana, levando em conta que cada treinamento em seu esporte causa desgaste e, portanto, precisa de um tempo de recuperação.

O resultado será um corpo menos desgastado e muito mais eficiente, que se recupera com maior rapidez.

Condicionamento físico

Os benefícios do Pilates também são sentidos no condicionamento físico dos atletas, pois o método é focado em estruturas de maior profundidade corporal, que envolvem os músculos estabilizadores, fazendo com que a condição física melhore a partir da musculatura profunda, influenciando o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo e postura, refletindo na sensação de bem-estar de cada um.

Outros benefícios

Além dos benefícios acima, é possível citar outras formas que o pilates também beneficia jogadores de futebol e demais atletas de alto rendimento, como:

• Melhora o equilíbrio, a movimentação e a força muscular;

• Torna os movimentos mais eficientes;

• Auxilia na estabilidade da musculatura;

• Atua na correção da postura e no alinhamento corporal;

• Melhora a consciência corporal;

• Torna chutes mais eficientes, no caso de jogadores de futebol;

• Acelera a recuperação das lesões;

• Melhora a coordenação motora e a concentração.

Lembrando que, para o Pilates ter benefícios reais e proporcionar resultados eficientes, é importante ter um instrutor qualificado, que aplique um treino adequado, respeitando suas características e limitações individuais.

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